Quem Somos?

O que é o ERA?

O Encontro Regional de Agroecologia é um espaço para inserir os estudantes no debate amplo que a agroecologia traz, tanto nos moldes sociais como num modelo sustentável de produção.

Para isso o ERA trará debates sobre as questões do campo brasileiro e sua atual conjuntura, o modelo do agronegócio e suas contradições e a agroecologia como um novo modelo social de produção. Além disso, trará palestras que discutam a questão rural num viés político/social como a extensão, agricultura urbana, juventude e gênero.

Visando também a inserção dos estudantes na prática da agroecologia o evento também trará oficinas/vivencias que contextualizem temas como cultura, construção civil, meio ambiente e modos diferenciados de produção.

Para tanto serão utilizadas metodologias que facilitem a troca de experiências e a construção conjunta do conhecimento agroecológico. Será oferecido também um curso de coordenadores dias antes do ERA para o número    máximo de 40 pessoas, cujo objetivo é inserir essas pessoas na organização do evento e capacitá-las para coordenar grupos durante alguns momentos do encontro.

O Encontro Regional de Agroecologia é construído desde o início pela Federação dos Estudantes de Agronomia do Brasil. Porém com o amadurecimento da discussão sobre agroecologia e a necessidade de diminuir a fragmentação dos cursos e suas lutas, as três executivas passam a construir esse encontro em conjunto, enxergando nesse momento a possibilidade de unir os estudantes das agrárias para discutir algo que é pertinente a todos os profissionais que lidam com a natureza, que é a agroecologia.


Quem constroi o ERA?

 Associação Brasileira dos Estudantes de Engenharia Florestal - ABEEF
A Associação Brasileira dos Estudantes de Engenharia Florestal - ABEEF, fundada em 03 de abril de 1971, entidade sem fins lucrativos, surgiu da necessidade de representar e articular nacionalmente os estudantes de Engenharia Florestal. Ao longo de sua história ergueu diversas bandeiras em defesa de uma sociedade justa, igualitária e que utilize os recursos naturais de forma equilibrada. Tem a Universidade como principal área de atuação, entendendo que todos devem ter direito a uma educação pública, gratuita, autônoma e de qualidade.

Através de diversas atividades e eventos, a ABEEF vem trabalhando para que os estudantes de Engenharia Florestal tenham uma formação ética e política, para compreender e atuar sobre a realidade social de nosso país. A Associação tem se aproximado dos movimentos sociais populares ligados ao campo e a floresta. Esta parceria proporciona uma compreensão do papel da universidade na transformação social, principalmente na área de atuação da Engenharia Florestal.




Entidade Nacional de Estudantes de Biologia - ENEBio
Os/as estudantes de Biologia organizam-se desde 1978, quando começaram a realizar as Reuniões Nacionais de Escolas de Biologia. Em Setembro de 1980 realizou-se o I Encontro Nacional dos Estudantes de Biologia (ENEB), desde então os ENEB’s vêm acontecendo anualmente, em diferentes cidades.
Em 1998, o Movimento Estudantil da Biologia (MEBio) organiza-se na forma de uma entidade, a Entidade Nacional de Estudantes de Biologia (ENEBio), e no ENEB de 2007, em Viçosa – MG, os/as estudantes redigiram uma carta de princípios, e a partir desta, tocamos nossas lutas e fortalecemos nossas bandeiras.
A ENEBio não possui sede fixa e é desvinculada do Estado, de partidos políticos e religiões, sem fins lucrativos e de caráter permanente. Seu maior objetivo é organizar os/as estudantes de Biologia a fim de politizar o MEBio e lutar em prol de uma sociedade mais igualitária e repensando a visão de natureza, levando a uma prática que possibilite ao biólogo uma melhor atuação profissional.




Federação dos Estudantes de Agronomia do Brasil – FEAB
A Federação dos Estudantes de Agronomia do Brasil – FEAB, representante nacional dos estudantes de Agronomia, é a entidade de curso mais antiga presente em nosso país. Já em 1950 os estudantes de Agronomia juntamente com os estudantes de Medicina Veterinária formaram a União dos Estudantes de Agronomia e Veterinária do Brasil – UEAVB, a partir da necessidade de representação e articulação destes estudantes para fazer frente às questões que perpassavam sua formação.

De lá pra cá houve diversas mudanças até quando todas as entidades estudantis e partidárias foram cassadas pelo Ato Institucional Nº 5, durante a ditadura militar. Em 1972, quando da realização do 15º Congresso Nacional de Estudantes de Agronomia – CONEA, em Santa Maria - RS, o movimento estudantil da Agronomia (ME-Agro) reorganizou-se fundando a Federação dos Estudantes de Agronomia do Brasil - FEAB - desde então é a entidade representativa dos estudantes de Agronomia a nível nacional.




Executiva Nacional dos Estudantes de Veterinária


A executiva Nacional dos Estudantes de Veterinária (ENEV), é a entidade representativa de todos os estudantes de Medicina Veterinária do Brasil. Mais do que representar, é o espaço de congregação das atividades de todo estudante de veterinária que se organiza, pretendendo, a partir de um elo nacional, articular a todos a fim de conquistar melhorias e atuar de forma a trazer um curso mais voltado para as necessidades da sociedade.

São finalidades da ENEV, de acordo com nosso Estatuto:

- Defender o ensino público, gratuito e de boa qualidade, respeitando a indissociabilidade entre ensino, pesquisa e extensão, garantindo a cidadania e dignidade humana;
- Organizar os estudantes de Medicina Veterinária a nível regional e nacional, de modo a encaminhar as propostas aprovadas nas instancias deliberativas;
- Incentivar a criação de entidades de base representativas dos estudantes de Medicina Veterinária, livres, independentes e únicas por escola;
- Incentivar a mobilização do corpo de estudantes, e ou entidades que os representam, em questões que visem o implemento e criação de projeto e linhas de atuação para com a temática agrária e ambiental, em seus aspectos técnicos, científicos, sociais e humanistas;
- Defender ações positivas com relação ao bem estar animal, fomentando discussões e propostas efetivas abertas a todos que reconheçam essas causas e a entidade;
- Encaminhar as deliberações do Encontro Nacional dos Estudantes de Medicina Veterinária – ENEVET e Conselho de Entidades de Base dos Estudantes de Medicina Veterinária – CEBEV;
- Representar os estudantes de Medicina veterinária a nível nacional e regional
- Ser instrumento de construção e disputa de um projeto popular para a sociedade através da organização e mobilização dos estudantes.





Espaço de Vivencia Agroecologica – EVA
O Espaço De Vivencia Agroecologica – EVA surgiu em 2005, por um grupo de estudantes que construíam as executivas de curso: ABEEF, FEAB e ENEBio. Na FEAB e ABEEF já havia forte discussão sobre a importância da agroecologia, e da importância de ter um grupo de agroecologia que fortalecesse a luta por uma forma de plantio e de geração de renda que estimulasse a soberania e a segurança alimentar dos produtores, que fortalecesse a autonomia destes além de estimular a pratica de novos valores opostos ao que a sociedade competitiva atual nos mostra .

Dessa forma nasceu o grupo EVA, com alguns membros que já faziam parte do movimento estudantil. Isso ajudou o grupo a criar uma prática de estudos sobre temas referentes à agroecologia, como exemplo “A fome no mundo”.

O grupo buscou manter relações com movimentos sociais, e manter proximidade com o ME local. Em tão pouco tempo de existência este grupo já passou por momentos ruins como o de quase perder a área de pratica dentro da universidade. Contudo conseguiu superar e hoje o grupo é registrado e é reconhecido dentro da universidade, e em sua estrutura organizativa além de estudantes conta com professores.

Em seu estatuto, define que é preciso uma maneira nova de se pensar a agricultura e as relações sociais, que impliquem no resgate da moral coletiva e participativa, entende-se como métodos agroecológicos de produção, aqueles que se baseiam no uso adequado dos recursos naturais, de forma a não agredir ou reduzir ao mínimo os impactos negativos ao meio ambiente, sendo dessa forma, socialmente justos, economicamente viáveis e ecologicamente sustentáveis. Os experimentos realizados na área destinada ao grupo deverão ter como eixo norteador, a Agroecologia.

Em 2009, os membros deste grupo assumiram em suas executivas de curso o Núcleo de trabalho em agroecologia – NTA e o Grupo de trabalho permanente em agroecologia – GTP agroecologia, instancias da ABEEF e ENEBio, o a FEAB no estado assumia a coordenação nacional da executiva. Decidimos então ir a nossos congressos e assumir a realização do II Curso de Formação em Agroecologia, e o fizemos.
Este ano temos o ERA, e mais uma vez atuaremos juntos.

O movimento estudantil local sempre esteve próximo do grupo EVA, estimulando a participação em calouradas, com praticas na área e a discussões em cursos diversos.




 

3 comentários:

  1. AGROECOLOGIA!(ÁÁ!!!)
    EU QUERO UMA PRA VIVER!!!"
    BRAVO!WÍLL!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. se o mundo pensasse como pensa a natureza
      imagina que beleza esse mundo ia cantar
      se esse canto de beleza fosse além da natureza
      seria grande a riqueza de um povo a labutar.

      Excluir